Gente... vocês sabem como acontece o estágio 1? Não sabem!!? Então vou contar.
Bom, o estágio 1, é uma etapa bem calma, suave (pelo menos para mim, né... e, em comparação com as outras etapas que virão ). Ele chega quando você está no 6°período acadêmico (no meu caso, no curso de Pedagogia, é claro). É um dos momentos bem esperado pela maioria do estudantes, algumas pessoas criam muitas expectativas, outras nem tanto (até pelo motivo de algumas já atuarem em sala de aula como educador). Mas esse primeiro contato, a sala de aula e com as crianças da educação infantil, é o que vai mostrar-lhe se realmente é isso que você quer fazer (se ainda estiver com dúvidas no curso).
Então, é assim: em dupla, vocês escolhem a escola, desde que seja de educação infantil (creche ou pré-escolar), e que fique em sua cidade, de preferência; preenchem algumas fichas com seus dados, os dados da diretora, e também os da escola selecionada; ainda, com uma carta de apresentação, a dupla irá até a instituição já escolhida pelas mesmas. Nesse primeiro momento, se faz uma entrevista com a diretora da escola, com a professora (da turminha que vocês escolheram), também com a merendeira, zeladores, e até uma conversa com as crianças. Em seguida continuarão dando uma boa olhada no espaço escolar e seus arredores; depois disso , é só continuarem com as observações (das metodologias utilizadas pela professora, os comportamentos das crianças, as atividades aplicadas, entre outras). Algo importante, é chegar com antecedência na escola, porque precisarão ver a chegada dos alunos, a forma como eles chegam, que meios de transportes utilizam no trajeto até a escola, como e por quem são recebidos; se faz necessário ficar até o final da aula para, da mesma forma saberem como, por quem, a quem e a que horas são devolvidas as crianças. É interessante fazer as suas anotações sempre depois (para não chamar a atenção das crianças na sala, e não deixar a professora “mais” desconfortável). Tudo isso, contribuirá para a elaboração de um projeto junto com a orientadora (o) da disciplina, pra voltarem à escola e aplicarem com a turminha. Acho que é só isso!!!!
O estágio tem uma fundamental importância na nossa formação inicial de professor, porque nos possibilitará uma aproximação com à realidade na qual atuaremos depois que nos formarmos; além de levar-nos a uma reflexão sobre as práticas educativas a partir dessa realidade. É o primeiro contato com o espaço escolar da educação infantil, com o cotidiano de uma sala de aula com várias crianças. A interação com as professoras que contam suas experiências, e o olhar de cada pequenino dirigido a você, isso com certeza, nos ajudará e muito. Assim, conseguiremos relacionar tudo que vimos na faculdade, a teoria com a prática, sendo isso, essencial para potencializar o nosso estudo, e para mostrar realmente como é a prática do que estamos aprendendo.
O nosso estágio foi muito bom. Tanto a diretora escolar, quanto as professoras e as crianças nos receberam muito bem. Fizemos nossas entrevistas necessárias, conhecemos todos os espaços da escola e fomos para sala de aula fazer nossas observações. Foram momentos agradáveis, serviram para destacar pontos positivos e negativos que com certeza nos ajudarão com ideias para a construção do projeto. Sempre há algo que é realizado em sala de aula, que como observadores e futuros pedagogos não concordamos, mas não cabe a nós interferir. Tudo foi feito com muita dedicação, compromisso e entusiasmo, só temos a agradecer.
Relacionando a escola de estágio com as escolas que estudei, posso citar algumas diferenças como os espaços para brincar que eram extensos nas minhas escolas, e nessa do estágio é bem pequeno para se brincar; tinha recreio com trinta minutos de duração, algo que na escola do estágio não tem, as crianças não brincam; as carteiras, entre outras. E as semelhanças são dever no quadro, no caderno e as merendas, que tanto nas escolas que estudei, quanto na do estágio não faltam.
Como futura pedagoga, estou tendo uma formação com um olhar diferenciado, refinado, em relação às crianças; tenho lido vários textos sobre a importância que elas têm, a atenção e o respeito que merecem como seres pequeninos que são. Tenho certeza que estarei preparada para enfrentar qualquer situação e desempenhar um trabalho de qualidade com amor e humildade, sabendo ouvir cada uma ao seu tempo.