No meu processo educacional foram utilizadas algumas tecnologias como: quadro negro, livro didático, televisão, DVD, lápis, caderno, entre outras. Alguns desses instrumentos eram utilizados com pouca frequência como por exemplo a TV e o DVD , que quando não tinha muito o que se trabalhar em sala,os professores passavam um filme, e raramente pediam um resumo ou comentavam posteriormente; o computador também, quando usávamos só podíamos acessar os programas que nos ordenavam, e/ou até mesmo eles faziam a gentileza de pesquisar por nós todo assunto que seria trabalhado. Pelo que observei, não havia uma especificidade, um objetivo claro para a utilização dessas tecnologias, usavam por usar, por ser mais um recurso. Os professores podem ensinar, sendo o mediador entre as tecnologias e o aluno, criando hipóteses, provocando, arquitetando novos percursos de interatividade para que o indivíduo possa buscar e/ou produzir outros saberes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estágio e as TIC na Formação de Professores
Oi... gente!! Vamos falar um pouco sobre o "Estágio e as TIC na Formação de Professores" Segundo o texto do livro Estágio Doc...
-
N o meu processo educacional foram utilizadas algumas tecnologias como: quad ro negro, livro didático, televisão, DVD , lápis, caderno, en...
-
Na sociedade atual em que vivemos (séc. XXI), as tecnologias são de fundamental importância. Hoje ninguém se imagina realizando uma ativid...
-
Gente... vocês sabem como acontece o estágio 1? Não sabem!!? Então vou contar. Bom, o estágio 1, é uma etapa bem calma, suave (pelo men...
As tecnologias surgiram na educação de uma forma muito superficial, realmente não havia um uso significativo que despertasse novos interesses e novas estimulações no processo educacional. Hoje, elas conseguem estar muito mais presente como recursos educacionais de ensino, falta apenas uma maior formação dos professores para que explorem melhor essa área da tecnologia educacional.
ResponderExcluirVerdade.
ExcluirA inserção da tecnologia em sala na aula possibilita que a aprendizagem seja mais prazerosa devido a quantidade de materiais disponíveis na internet para melhorar o processo de ensino. No entanto, a realidade das nossas escolas deixa a desejar nos quesitos: preparação e formação continuada dos professores para aprenderem a usar os meios tecnológicos de comunicação; disponibilidade aparelhos como computadores, tablets etc. nas escolas, bem como uma conexão de internet boa que abranja todo o contexto escolar.
ResponderExcluirConcordo com você, Josy. E ainda, acredito que além de tudo isso, seria necessário a manutenção dos computadores, ter alguém (um profissional) responsável por isso.
Excluir